Header Ads

Faro Editorial lança obra sobre um dos maiores pensadores da história, Adam Smith



Faro Editorial lança obra sobre um dos maiores pensadores da história, Adam Smith 

Livro apresenta os fundamentos do capitalismo


“Ao perseguir seu próprio interesse (o indivíduo) frequentemente promove o da sociedade de forma mais eficaz do que quando ele realmente pretende promovê-lo. Nunca conheci nada bem feito por aqueles que enfrentaram o comércio pelo bem público.” - ADAM SMITH

Ficha Técnica 
Título: Os Fundamentos do Capitalismo – O Essencial de Adam Smith 
Nº de páginas: 128 
Preço: R$ 29,90 
Garanta já o seu: https://amzn.to/2p0VIPd

Ao pensar na estrutura do capitalismo como o vivenciamos já fazemos a relação direta entre o enriquecimento e a corrupção, entre o livre comércio e a exploração desenfreada de recursos sejam eles naturais ou humanos, entre o rico que fica cada vez mais rico e o pobre cada vez mais miserável. Mas a moralidade e o mercado podem sim caminhar lado a lado sem um sugar o outro, e quem explica isso é o homem que fundamentou essas ideias, Adam Smith. 

A Faro Editorial lança este mês o livro “Os Fundamentos do Capitalismo – O Essencial de Adam Smith” de James Otteson, um manual prático para entender as ideias de um dos autores mais necessários para entender o mundo em que vivemos. 

Adam Smith é considerado o pai do que hoje chamamos de economia e pode ser considerado um dos fundadores do capitalismo, ou das ideias que o moldaram. Smith acredita que, diferente do que conhecemos e entendemos por capitalismo, moralidade e mercados econômicos podem sim caminhar lado a lado. Pode parecer difícil de acreditar, mas sim, o mesmo homem que fundamentou o sistema econômico que domina o mundo moderno pode ter as repostas para as perguntas mais polêmicas no que diz respeito a dinâmica moral x dinheiro. 

Existe ligação entre moralidade e economia? Podemos nos engajar em transações econômicas sem perder a moralidade? Devemos renunciar à nossa moralidade para enriquecermos? Para Adam Smith todas essas perguntas têm sim uma resposta cabível. Respeitado como o mais importante teórico do liberalismo econômico, Adam Smith está entre os pensadores que todos deveriam conhecer. Isto porque ele tornou-se um dos grandes autores sobre os quais muitos estudiosos têm opinião, mas que poucos, de fato, leram. 

Este livro é uma introdução aos aspectos mais relevantes do liberalismo econômico, trazendo a grandeza de Smith, além de colocar em perspectiva a profundidade e a amplitude de seu pensamento. 

Embora tenha escrito apenas dois livros, ele refletiu sobre uma série de temas, questões, eventos, países, culturas e ideias e aqui você encontrará o essencial de sua obra. A mão invisível da economia, o papel do governo, a divisão do trabalho, intervenções governamentais em assuntos econômicos entre outros tópicos propostos por Smith mostram-se, até hoje, extremamente atuais. 


Sobre os autores: 

ADAM SMITH (1723—1790) é amplamente aclamado como o pai da disciplina hoje conhecida como economia, além de ser considerado o fundador do que hoje conhecemos como capitalismo. O livro de Smith, Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações, de 1776, é citado com frequência como a origem tanto da economia como do capitalismo, e sua influência nos 242 anos desde a publicação o coloca entre as obras mais importantes do último milênio. 

JAMES R. OTTESON é professor de Economia e diretor-executivo do Eudaimonia Institute na Wake Forest University na Carolina do Norte. Ele também é membro sênior do Fraser Institute, professor sênior do The Fund for American Studies em Washington, D.C, pesquisador no Freedom Center e no Departamento de Filosofia para o The Independent Institute na Califórnia, e membro do conselho diretor de Ética e Educação Econômica de New England. Otteson é autor e editor de diversos livros e artigos sobre Adam Smith.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.