Header Ads

[Resenha] Momentos | Gisele Souza

250 páginas || Gisele Souza || Ano 2014 || Independente 
Resenha por Dani Almeida



Eu gosto de chorar, me emocionar quando estou lendo e, em todos os livros que li da Gisele Souza, o choro e a emoção são garantidos. Porém as lagrimas que já derramei por suas histórias eram temporárias, visto que, eu tinha certeza que o fim seria um maravilhoso happy end.

Entretanto aqui, o “felizes para sempre” era uma gigantesca incógnita e, ironicamente, a única certeza que eu tinha era que esse, tão esperado final, não se concretizaria.

A história de André e Joana é até agora, a meu ver, a mais dramática e intensa criada pela autora; a história de um amor altruísta, belo e puro que me traz lagrimas aos olhos só de lembrar a trajetória a qual esse casal estava destinado.

Então eu chorei, e muito, porque o drama de Deco e me mostrou que a vida, é mesmo, feita de momentos e que, não podemos saber se eles serão bobos ou ruins e/ou quanto tempo durarão. A nós compete apenas viver cada um deles, aproveitando cada segundo dos bons e suportando com fé, os ruins. A verdade é que, no fim, veremos que todos esses momentos tiveram o poder de transformar e mudar nossas vidas, como aconteceu com os personagens dessa história.

Momentos não é um livro hot, como os que estamos acostumados a ler, quando se trata da Gisele Souza, mas os toques sensuais da narrativa empregaram uma intensidade à história como se o fosse.

Mas, e a história em si? Vocês devem estar se perguntando.

Bem, ao mesmo tempo em que me faltam palavras para dizer o quanto me apaixonei por esse livro, eu tenho medo de acabar "falando" demais e soltar algum spoiler, o que acabaria com a magia da história.
Mas, acho que nada, ou tudo, que escrever nessa resenha será o suficiente para retratar a beleza dessa obra.



Eu vou tentar, porém para sentir realmente, tudo o que essa leitura proporciona, só lendo mesmo. Por isso, não esperem mais e se permitam o prazer de viver todos esses momentos...

André, Bernardo e Joana se conheceram ao acaso quando a jovem trocou de escola, indo parar na qual os garotos já frequentavam.
Órfã de pais vivos, triste e solitária, Joana é uma doce menina carente de atenção que vê em Deco e , o seu porto seguro, uma fonte do afeto que nunca teve na vida. Com eles, ela pode permitir-se sonhar com um futuro feliz, sentindo-se querida.

"NAQUELE MOMENTO EU ESTAVA, ENFIM, GOSTANDO DE ESTAR EM ALGUM LUGAR." pág. 15.

A amizade do trio é um enlace de corações; cuidado e companheirismo os une verdadeiramente; um acordo de almas que os fazem zelarem pela felicidade um do outro e tudo corre a mil maravilhas.
Mas, em todo mar de rosas, há espinhos e, com o passar do tempo, tal amizade tão plena, transforma-se em amor. E o sentimento que só faria acrescentar aos jovens, acaba por marcá-los para a vida toda.

"A CADA PASSO,... UM PEDAÇO DO MEU CORAÇÃO FICAVA PELO CAMINHO, POIS DEPOIS DAQUELE DIA, EU A PERDI. NA VERDADE, ABRI MÃO DA ÚNICA MULHER QUE FUI CAPAZ DE AMAR." pág. 18.

A partir daí, nos vemos envolvidos por um triângulo amoroso, onde não sabemos para quem torcer. E sofremos com Joana, os seus medos, incertezas e sua culpa. Cada escolha feita reflete no rumo dos acontecimentos e no futuro dos personagens.
Os momentos vêm e vão, causando reviravoltas angustiantes na trama.

"A DOR CORTA EM MIM TÃO PROFUNDA QUE TIVE QUE FECHAR MEUS OLHOS. SE EU NÃO TIVESSE DEIXADO ME LEVAR PELA TRISTEZA E O REMORSO, TUDO PODERIA TER SIDO DIFERENTE." pág. 89.

Depois disso, muitas coisas ainda acontecem até um final que, mais uma vez, me arrancou lágrimas.
Momentos me tocou de uma maneira inesquecível e inesperada. Em várias partes, me identifiquei com os dramas dos personagens: sofri por seus temores, torci por seus futuros e vibrei com suas conquistas. E aprendi com eles.


Aprendi que superar as perdas, se perdoar dar-se uma segunda chance, faz parte do "roteiro" da vida. Que recomeçar é o nome do filme em que todos somos protagonistas; onde os momentos são as " cenas " que devemos interpretar. E, principalmente, que não podemos saber antecipadamente qual será o fim e se será aquele que almejamos, mas podemos sim, sonhar com ele, tendo a certeza de que a realidade será muito mais bela e satisfatória. 

"MOMENTOS FAZEM PARTE DE NOSSAS VIDAS E DEVEM SER VIVIDOS. CADA UM COM A SUA IMPORTÂNCIA. SENTIR EM CADA INSTANTE DA VIDA, APROVEITAR CADA SEGUNDO. ESSE É O VERDADEIRO SEGREDO." pág.258.

Espero ter conseguido transmitir o quão bom esse livro é, e ter sido capaz de convencê-los a dar uma chance a essa obra maravilhosa.

Muito mais que um simples romance, Momentos é uma história de superação, perdão e recomeços, que gera reflexão e traz uma lição de vida.

Leiam; por favor, leiam rs.
Recomendadíssimo!!!



CAPA E SINOPSE:

Joana viveu sua vida cercada de momentos - bons, ruins, alegres e tristes. Momentos estes que mudaram sua vida completamente. Quando conheceu Bernardo e André, viu naqueles dois garotos uma linda amizade. Os três se tornaram inseparáveis. Até que, por uma brincadeira do destino, tudo passou a ser sombrio.
Depois de anos vivendo cercada de culpa e tristeza, uma chance lhe é dada. Só que nem tudo é como gostaríamos que fosse. A vida muitas vezes nos prega peças e somos desviados de nosso caminho.
Momentos plenos de felicidade se tornam apenas lembranças.
O amor pode ser incondicional até que ponto?


Romance / Chick-lit / Drama


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.