Header Ads

[Resenha] Raio de Sol | Kim Holden

448 páginas || Kim Holden || Editora Planeta || Ano 2016 || Skoob
Resenha por: Dani Almeida

Eu poderia dizer que essa é uma leitura leve, ótima para uma tarde de descanso, porém eu estaria mentindo. E se você fosse ler Raio de Sol levando em conta isso, com certeza, se sentiria enganado como eu mesma acabei sendo; não por alguém em específico, mas sim, pela minha própria crença de que New Adults seguem sempre um mesmo roteiro e esse não seria diferente. Mas foi.

Sabe quando os raios de sol se infiltram pelas cortinas e trazem claridade para um determinado ambiente que antes estava completamente escuro? Então, essa luminosidade é justamente o que define a personalidade da protagonista desse livro: Kate Sedgwick é o tipo de pessoa que leva luz e alegria onde quer que vá, é uma luz na escuridão.


Eu queria mesmo poder dizer que esse é mais um daqueles livros "para passar o tempo", mas mais uma vez, não seria verdade, pois essa é uma leitura de reflexão e, principalmente, de aprendizado.

Não tem como ler Raio de Sol e sair “ileso” dessa história; impossível. Depois dessa leitura você ficará convicto de que a vida é para ser vivida sem arrependimentos e que em qualquer situação devemos enxergar o lado bom.

É assim que Kate vê a vida: como uma só chance de ser feliz, uma chance que tem que ser aproveitada plenamente.

TODO MUNDO TEM UM SEGREDO. O DELA É SEMPRE VER O LADO BOM DAS COISAS. (capa).

Kate recebeu o apelido de Raio de Sol de seu melhor amigo Gus, e não demora muito para entendermos o motivo disso, a jovem é de uma generosidade ímpar, ela traz vida é faz resplandecer onde quer que esteja.
Kate acabou de mudar-se da Califórnia para começar a faculdade e uma nova vida em Minnesota. 
Mesmo à distância, Gus é muito presente em seu dia-a-dia; eles possuem um tipo de relação cúmplice e tocante, uma amizade pra toda vida.

“OS AMIGOS E A FAMÍLIA SEMPRE FORAM MINHAS PRIORIDADES E SEMPRE OS AMEI COM TODO MEU CORAÇÃO."

Raio de Sol quer tirar o máximo proveito do momento presente, quer viver o agora e ponto.

Como em todo recomeço, ela passará por desafios e terá que se valer de sua coragem e determinação para superá-los, mas quem dera esse fosse seu único problema...


Fazer novos amigos e encontrar um amor (o qual não queria e nem estava procurando), são as experiências que Kate vivencia na universidade; tudo tão comum a qualquer garota de sua idade, pelo menos, é o que pensamos.

Acontece que Raio de Sol esconde um segredo que, quando revelado, pode, e vai, afetar as pessoas ao seu redor, um segredo capaz de trazer escuridão para toda luz que ela emana nas pessoas que ama. Um segredo que mudará tudo.

“SINTO-ME COMO SE ALGUÉM TIVESSE ENVIADO UMA FACA NO MEU CORAÇÃO... PARECE QUE ALGUÉM ESTÁ GIRANDO A FACA SÓ PARA PUXAR DE VOLTA E ENFIAR DE NOVO, VÁRIAS VEZES. MEU CORAÇÃO ACABOU DE SE PARTIR PELA SEGUNDA VEZ NA VIDA. NÃO CONSIGO ME MEXER. NÃO CONSIGO FALAR. NÃO CONSIGO RESPIRAR."

Cada capítulo do livro começa com uma data e, no começo, pensei que isso era por causa da protagonista prezar tanto viver o agora, mas, com o decorrer da história e o desenrolar da trama, fiquei angustiada de saber o real motivo para essa marcação de tempo e daí eu chorei; chorei litros enquanto lia e aqui estou eu, chorando de novo, enquanto escrevo essa resenha. E, não tenha dúvidas, você também vai chorar...

Confesso que apesar da narrativa instigante, dos diálogos espirituosos e da curiosidade que me corroía para saber logo se o fim seria mesmo aquele que eu estava prevendo, demorei dias para concluir essa leitura e, até mesmo essa resenha, foi complicado fazer. Teve momentos da história que precisei respirar fundo, recuperar o fôlego e colocar em ordem o vulcão de emoções em erupção dentro de mim para conseguir prosseguir com a leitura.


Não foi fácil, admito. Mas agora, passado alguns dias da conclusão desse livro, posso dizer que sim, valeu a pena ter lido. No fim das contas, acredito que a lição de vida dessa história vale toda lágrima derramada.

“EU NUNCA PENSEI QUE ESTAR COM ALGUÉM PUDESSE DAR UMA SENSAÇÃO TÃO GRANDE DE COISA CERTA. MAS PODE. PODE. É MEU CONTO DE FADAS, E APESAR DE SABER QUE VAI SER CURTO E TER UM FINAL TERRÍVEL, AINDA É MEU."

Kim Holden me surpreendeu. Os personagens e a história que criou me marcaram para sempre.
Amor, amizade, superação, perda e esperança fizeram desse livro uma história devastadoramente linda e emocionante.
Leiam!


CAPA E SINOPSE:

Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns são maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar você...
E outros podem acabar com você.
Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.



7 comentários:

  1. Dani! Essa resenha me representa, Viu? Concordo que é impossível ler o livro e não se sentir tocado de alguma forma. A leitura foi tao5 significativa pra mim que Do Epic tá tatuado no meu braço. É um.lembrete de tentar fazer sempre épico. De aproveitar tudo ao máximo, e enquanto ainda posso.

    Parabéns pela Resenha , linda linda

    Leitora Inquieta

    ResponderExcluir
  2. Oi Kris,
    Que lindo isso da leitura ter te tocado ao ponto de você querer se marcar com o lema da protagonista, amei ! Eu também me senti profundamente tocada por essa história e aprendi lições pra toda vida...
    Que bom que gostou da resenha :) .
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ok... o livro é lindo, a resenha está maravilhosa, fiquei doida para ler, mas o que são essas fotos? Não paro de olhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi,
      O livro é lindooo mesmo ; que bom que a resenha , e as fotos rsrs , te deixaram interessada porque a leitura vale a pena .
      Beijos <3

      Excluir
  5. Todo mundo que lê esse livro chora. Ao mesmo tempo que quero ler, tenho medo. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz,
      Se você tem vontade de ler esse livro, leia ; pois , mesmo que você chore como eu e todo mundo que leu , os ensinamentos que você terá com essa leitura vale muito a pena .
      Beijos <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.