Header Ads

[Resenha] Azeitona | Bruno Miranda @PlanetaLivrosBR

352 páginas || Bruno Miranda || Ano 2016 || Editora Planeta || Jovem Adulto / Romance
Fotos e resenha por: Dani Almeida

Talvez, se vocês vissem o quão... diferente é o título desse livro, passaria direto por ele. Mas, talvez, pelo mesmo motivo vocês parassem para ler a sinopse e ficassem curiosos: o que uma azeitona pode ter a ver com um romance?

Confesso que fiquei intrigada e lá fui eu ler o tal do Azeitona do youtuber Bruno Miranda... e não é que o título faz todo sentido?! Sim! Acreditem!

Há uma explicação para a história ter ganhado um nome tão incomum, mas, apesar da explicação estar nas primeiras páginas, eu não solto nem mais um pio sobre o assunto, pois acho que para saber o porquê desse título vocês terão que se aventurar na divertida e desconcertante história de Ian e Emília.

Ian é um garoto de dezesseis anos que foi criado pela irmã Íris, após o pai tê-los abandonado e a morte da mãe.

Os dois irmãos têm uma relação muito bonita, com muito amor e cumplicidade. O carinho mútuo fica explícito em cada atitude, em todo momento.
Íris ocupou o lugar da mãe que o rapaz pouco se lembra e é a pessoa mais importante de sua vida... e agora ela está grávida.

Ian sabe que a irmã abdicou de seus sonhos e deixou a própria vida em segundo plano para se dedicar exclusivamente a ele. Apesar de ajudá-la como pode, ele quer ser mais útil, retribuir tudo o que a irmã já fez por ele e, para isso, ele precisa de dinheiro.


E a "solução" para seu problema aparece quando o jovem acompanha a irmã em uma consulta médica e é abordado por uma produtora de TV que o confunde como sendo o futuro pai do bebê e convida Ian à participar do reality show Novos Pais, um programa que mostra o dia-a-dia de pais adolescentes.

O cachê para os participantes é muito bom e o rapaz poderia com ele, comprar um apartamento maior e ajudar a irmã com as despesas do bebê e, por tal motivo, Ian se vê aceitando participar do reality.
Porém ele se esquece do essencial: a futura mãe de seu filho imaginário.

Ele não tem namorada, então não faz ideia de quem poderá desempenhar esse papel no programa de TV; mas quando a produtora o pressiona pedindo o nome da moça, sem mais nem menos, ele solta Emília, a colega de classe com quem só trocou poucas palavras.

"POR QUE EU FALEI EMÍLIA?! POR QUE EU DISSE JUSTAMENTE O NOME DA GAROTA COM QUEM TROQUEI APENAS DUAS PALAVRAS EM TRÊS MESES, DESDE QUE AS AULAS COMEÇARAM?".

Emília tem dezessete anos e um namorado, mas pasmem! A garota aceita forjar uma gravidez e se passar por namorada de Ian. Mas por que isso? Seu convívio com sua mãe não é dos melhores e ela enxerga no cachê do programa, a oportunidade de comprar sua liberdade, de se ver livre das cobranças materna.

As gravações do reality começam e agora eles são dois jovens mentindo sobre uma gravidez, sobre um relacionamento, sobre sentimentos, enfim, vivendo uma mentira, porém convivendo com adolescentes que estão realmente passando pela realidade de uma gravidez precoce. Quais as chances desse plano mirabolante dar certo?

Reviravoltas, trapalhadas e confusões aguardam Ian e Emília nessa jornada de autoconhecimento e amadurecimento.

“IAN POUSOU UMA DE SUAS MÃOS POUCO ACIMA DA NUCA DE EMÍLIA E COM O DEDO POLEGAR ACARICIOU SUA ORELHA. EM SEGUIDA, APROXIMOU SEU ROSTO LENTAMENTE DO DA GAROTA, OLHANDO POR VEZES SEUS OLHOS, POR VEZES SUA BOCA, ATÉ SEUS LÁBIOS SE ENCONTRAREM.”

Conforme a história vai se desenrolando, é impossível não se solidarizar com a situação dos protagonistas; mesmo que eu não concordasse com as mentiras que os jovens contaram para entrar no reality, me vi em todo momento torcendo para que tudo desse certo para eles, vibrando com suas conquistas e me afligindo quando algo dava errado.

Azeitona é o tipo de livro maluquinho e fofo que conquista por sua leveza e simplicidade ao abordar temas como relacionamentos familiares, mentiras, gravidez na adolescência, entre outros.

Embora o romance em si tenha ficado em segundo plano, de modo geral, eu gostei bastante da história e super-recomendo para quem está em busca de uma leitura divertida, tocante e repleta de ensinamentos.



CAPA E SINOPSE:


Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história. O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares.

2 comentários:

  1. Até hoje eu não consegui ler nenhum livro de youtuber. Acho que vou me arrepender se comprar. Sei la...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kat,
      Esse foi meu primeiro contato com um livro escrito por youtuber e gostei bastante...mas acho que se tratasse de uma biografia talvez não me interessasse tanto , então entendo seu receio .
      Mas se mudar de ideia , Azeitona é uma ótima pedida !
      Beijos <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.