Header Ads

[Resenha] Illuminae (The Illuminae Files #1), Amie Kaufman e Jay Kristoff

599 Páginas || Amie Kaufman e Jay Kristoff || Ano 2015 || Skoob
Fotos e resenha por: Aline Servilha


Há uns meses atrás vi blogs literários americanos totalmente enlouquecidos com este livro. Desde o seu lançamento, em outubro de 2015, Os Arquivos Illuminae 1, vem sendo considerado um dos melhores livros de ficção. Até a minha diva Collen Hoover recomendou a leitura.

A partir daí fiquei doidinha para ler, mas como é do gênero SciFi, fiquei com medo de não ser capaz de compreender em inglês, então resolvi esperar sua publicação aqui no Brasil.

Mas acabei encontrando Illuminae em Portugal, na Feira do Livro em Lisboa, apesar do português de Portugal ser um pouco diferente do nosso e do valor ‘salgadinho’ do livro, não pensei duas vezes e o comprei.

E vou dizer uma coisa: valeu muuuuito a pena! É extraordinário, surpreendente, viciante, muito inteligente!

Antes que você desista de ler a resenha porque acha que será difícil encontrar o livro, tenho uma ótima notícia, a Editora Novo Conceito comprou os direitos da trilogia Illuminae!! Mas ainda sem previsão de lançamento.


Uma das coisas que mais me fascinaram no livro é a forma como a história é contada. Não é narrado em primeira ou terceira pessoa, mas uma compilação de documentos, emails, transcrição de escutas e imagens de gravação, é um Dossiê. E é tão rico nos detalhes que, se não prestar atenção, alguns passam despercebidos, como marcas de xícara de café na folha, pingos de tinta de caneta, entre outros.

Bom, para entender melhor o formato do livro vou contar um pouco da historia. No ano de 2575 uma empresa, a Beitech ataca o mundo de Kerenza IV pela extração ilegal de um minério que eles dominavam. Com o ataque, os moradores sobreviventes de Kerenza são evacuados por espaçonaves da ATU, que são capazes de fazer viagens intergalácticas. Nessas espaçonaves, Hypathia e Alexander estão o casal, que tinham acabado de separar minutos antes do ataque, protagonistas da história Kady e Ezra, porém, cada um em uma nave. A missão que os sobreviventes tem é atravessar um portal que os levarão para um outro mundo em segurança e fugir da espaçonave da Beitch, a Lincoln, que pretende destruí-los. Nesse meio tempo, a Alexander que é comandada por uma Inteligência Artificial (IA) dá certo trabalho aos tripulantes. Se não bastasse há a disseminação de uma doença entre os sobreviventes. A Kady é uma hacker de primeira e Ezra um soldado de segunda, rs! Há varias cenas bem engraçadas. Assim, o dossiê, que é o formato do livro, relata tudo desde o ataque até...o final do livro 1 ;)

Moral da história: as máquinas, podem ser infinitamente mais inteligentes que os humanos, mas nelas só há a lógica, números, mas, às vezes, para resolvermos um problema a única coisa que necessitamos são dos sentimentos, o coração!

O livro tem 599 páginas, mas é bem rápido de ler, além de a história entreter muito, o formato, como eu disse, é fantástico.


Os autores prometem uma trilogia de tirar o fôlego. O segundo volume Gemina tem previsão de lançamento nos Estados Unidos para outubro de 2016.

Espero, ansiosamente, que a Novo Conceito não demore para publicá-lo, porque Illuminae é um livro, fantasticamente, ótimo e você não pode deixar de ler.



CAPA E SINOPSE:

Durante a manhã Kady pensou que terminar com Ezra era a coisa mais difícil que teria que fazer.
Durante a tarde, seu planeta foi invadido.
O ano é 2575 e duas megacorporações rivais estão em guerra por um pequeno planeta que é um pouco mais de uma partícula coberta por gelo na borda do universo. Pena que ninguém pensou em avisar as pessoas que vivem nele sobre a guerra. Com a chuva de fogo inimigo sobre eles, Kady e Ezra – que mal estão se falando – são forçados a lutar para conseguir um caminho para as frotas de evacuação ao mesmo tempo em que uma nave inimiga os está perseguindo.
Mas os seus problemas estão apenas começando. Uma praga mortal foi deixada escapar e está mutando com resultados terríveis: a frota de AI que deveria estar protegendo-os, pode ser na realidade o inimigo e ninguém no comando diz o que está acontecendo realmente. Enquanto Kady hackeia em um emaranhado de dados para descobrir a verdade, fica claro que a única pessoa que pode ajudar a esclarecer tudo é o ex-namorado que ela jurou nunca mais falar.
Narrado através de um fascinante dossiê de documentos hackeados – incluindo emails, diagramas esquemáticos, mensagens instantâneas, relatórios médicos, entrevistas e muito mais -, Illuminae é o primeiro livro de uma trilogia sobre vidas interrompidas, o preço da verdade e a coragem de heróis do cotidiano.


Um comentário:

  1. UAU! Que livro diferente.
    Adorei saber que ele é mais como um Dossiê.
    Já anotei esse nome e vou esperar lançar aqui no Brasil.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.