Header Ads

[Resenha] Depois do que aconteceu | Juliana Parrini @sumadeletras_br

344 páginas || Juliana Parrini || Ano 2015 || Editora Suma de Letras || Romance/Literatura Nacional || Skoob
Resenha por: Dani Almeida



Depois do que Aconteceu conta a história de Isabel Maia, uma jovem fotógrafa de 27 anos que está numa depressão horrível há um ano por ter sido abandonada pelo noivo Alex, após um relacionamento de treze anos.
Isabel se encontra num estado deplorável: física e emocionalmente já não é mais a mesma pessoa e, apesar "do que aconteceu" ela ainda ama o ex-noivo.

“EXISTEM COISAS QUE PRECISAMOS FICAR NOS LEMBRANDO PARA NÃO ESQUECER E OUTRAS QUE SÃO IMPOSSÍVEIS DE ESQUECER." (pág. 21).

Flashbacks do passado mostram a felicidade do casal e seus planos para um futuro juntos; essas passagens abrem espaço para nossa curiosidade e questionamento: se eles eram felizes, porque o rompimento? Se Alex a amava porque a abandonou?


Essas perguntas não são respondidas tão rapidamente quanto minha ansiedade gostaria, mas, só sei que, enquanto Isabel recordava um passado não tão distante,eu ia me apaixonando por aquelas lembranças românticas, por um homem amoroso e atencioso, por lindas juras de amor eterno e, com isso, entendia o sofrimento da protagonista.

“- ESTOU FERIDA, SEM CHÃO, NO FUNDO DO POÇO HÁ TANTO TEMPO QUE NÃO TENHO FORÇAS PARA RECOMEÇAR... SE EU PUDESSE FAZER UM ÚNICO PEDIDO NA VIDA, DESEJARIA QUE ELE ESTIVESSE AQUI, PERTO DE MIM." (Pág. 29).

Porém, após um ano de sofrimento, suas melhores amigas; as gêmeas Luci e Lua, não aguentam mais vê-la sofrendo e insistem que ela precisa seguir em frente, voltar a ser a Isabel de antes.
Nesse momento, a fotógrafa percebe que seu estado está fazendo mal não só para ela como também para as pessoas que ama. Ela decide que está na hora de mudar, reconstruir sua vida.

O primeiro passo para um recomeço é acompanhar o pai numa viagem de poucos dias á São Paulo e, na terra da garoa, após uma repaginada no visual, Bel literalmente esbarra no homem mais lindo que já viu na vida.

“ESSE HOMEM EXISTE MESMO OU BATI COM A CABEÇA? ESFREGO A TESTA, A FIM DE ME CONCENTRAR. ELE É TÃO LINDO QUE FICO ENCABULADA.” (pág. 46).

Depois do que aconteceu, essa era a primeira vez que Isabel se vê completamente atraída por alguém; o estranho despertou nela sentimentos que estavam adormecidos, a fez se sentir viva novamente.


Assim quando o Deus Grego de olhos azuis a convida para um jantar como forma de se desculpar por tê-la “atropelado" e quebrando sua câmera, ela aceita, apesar de inicialmente relutante. Afinal, está mais do que na hora de seguir em frente.


Após um jantar maravilhoso e um beijo intenso e apaixonado, eles se despedem. Entretanto, acontece que, tanto Isabel como Daniel, estão completamente encantados um pelo outro e o publicitário não desistirá tão facilmente da linda carioca.

Após alguns dias sem dar notícias, Daniel aparece no estúdio de Isabel e é impossível para a moça resistir ao charme do rapaz.

“FICAMOS ALI NO ESTÚDIO CONECTADO DE UMA FORMA ÚNICA, VORAZ, ABSOLUTAMENTE SELVAGEM. UMA EXPERIÊNCIA QUE NUNCA TIVE NA VIDA." (pág. 93).

Porém, apesar do desejo e paixão mútua, uma relação entre Isabel e Daniel não é tão simples quanto parece.
A fotógrafa ainda ama (e sempre amará) o ex- noivo e não se sente pronta para contar seu passado para Daniel, causando desconforto entre eles e insegurança no rapaz.


Por sua vez, Daniel também não se abriu totalmente com ela e, talvez, o segredo que guarda possa eliminar qualquer chance de relacionamento entre eles.

“NÃO SEI COMO REAGIR, COMO FINJIR, COMO LIDAR COM TUDO ISSO, MAS NÃO POSSO FRAQUEJAR.” (pág. 109).
Como eles lidarão com seus medos, segredos e inseguranças? Estarão dispostos a relevarem mágoas e mentiras para viver esse amor? 

“- VOCÊ MR FEZ DESCOBRIR QUE ERA POSSÍVEL AMAR DE NOVO." (pág. 281).

Eu queria falar mais da história, mas tenho medo de soltar algum spoiler hehe.
Mas, posso dizer que, muitas coisas acontecem no decorrer da trama. A cada capítulo, novos problemas e situações que os protagonistas precisam enfrentar e, embora em alguns momentos, eu tenha achado algumas coisas desnecessárias e uma dramatização demasiada, a autora não deixou nenhum ponto solto na história.

O final do livro foi tipo: CHOQUEI! Ploft! Caí desmaiada no chão.
Não acreditei no que estava lendo e só não surtei, porque já tinha a continuação em mãos para dar continuidade á história.

Enfim, eu gostei bastante da leitura; a curiosidade em saber o que, afinal de contas, tinha acontecido não me deixou largar o livro.

Os personagens secundários são maravilhosos (pelo menos, quase todos) e tiveram papéis crucias na trama. Eu me diverti muito com as gêmeas e amei a relação de Isabel com o pai.


Depois do que Aconteceu é um livro regado à reviravoltas, drama, romance e recomeço.
Esse foi o primeiro livro que li, onde existe um triângulo amoroso, que não consegui decidir e/ ou ter certeza de com que a protagonista ficaria.

Se a intenção da Juliana Parrini foi deixar o leitor na dúvida, comigo ela conseguiu seu intento, pois sou incapaz de opinar quanto a isso.
Fico feliz de saber que, quem tem que tomar uma decisão aqui, é a Isabel e não eu.(rs).

Para encerrar, quero dizer que Depois do que Aconteceu entrou para a lista de nacionais maravilhosos e, sim, é mais um que recomendo.

GARANTA JÁ O SEU: CLIQUE AQUI

CAPA E SINOPSE:

"O vazio deixado por Alex está sempre comigo, e isso é bom, porque essa dor me dá a certeza de que a sua existência em minha vida foi real. E o mais difícil nessa batalha que se estende dia após dia é ficar longe de quem você mais queria estar perto."
Isabel passou o último ano fugindo. Depois do que aconteceu, a jovem não acredita que conseguirá ser feliz novamente. O que ela não esperava era que o destino colocaria Daniel Clark em seu caminho. A atração entre os dois é imediata e irreversível: ao voltar para casa, a carioca Isabel não será capaz de esquecer os encantadores olhos azuis daquele cara que conheceu por acaso em plena avenida Paulista.
A partir desse dia, a tristeza de Isabel perde espaço para uma paixão que mudará a sua vida. Ficar presa ao passado vale mesmo a pena? Ou é preciso seguir em frente e dar uma segunda chance ao amor?




8 comentários:

  1. Débora, minha amiga.
    Estava louca pra saber sua opinião sobre esse livro.
    Pensa em uma pessoa que chorou copiosamente?
    Eu!!! Esse livro é lindo demais, e a Ju arrasou no Antes que Aconteça.
    Vai amar ♥
    Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara,
      A Déb ainda não teve oportunidade de ler esse livro mas tenho certeza de que ela vai amar tanto quanto eu ...e,realmente ,a Juliana arrasou com o segundo Livro e,sim,eu também chorei horrores com tudo que acontece.
      Beijos <3 !

      Excluir
  2. Eu li esses livros da Ju faz um bom tempo, antes de serem lançados pela editora Suma. Eu amo essa história! É um dos meus nacionais preferidos.

    Parabéns pela resenha, meninas.
    Deu uma saudade danada!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz!
      Com certeza,tanto esse quanto o segundo livro são nacionais maravilhosos que valem a pena reler ; eu o farei assim que tiver oportunidade rs...
      Beijos <3 !

      Excluir
  3. Daniii que linda a sua resenha, eu já li o livro a algum tempo como já lhe disse, mas lendo sua resenha me deu uma saudade da história, sabe que eu estou resistente em ler o segundo, mas irei dar uma acelerada nas minhas leituras pois agora quero saber o final na integra, parabéns pela linda resenha. <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga!
      Olha,se você gostou desse primeiro,não tenho dúvidas de que AMAR a continuação...Sei que é raro Você chorar com um livro mas , acredite ,ao menos algumas lágrimas você deixará escapar rs...
      Beijos <3 !

      Excluir
  4. Que livro mais lindo.
    Fiquei sabendo que vai virar filme. Preciso comprar e ler antes (hahaha)
    Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  5. Oi Yasmin,
    Sim esse livro é muito bom mesmo ,mas o segundo volume consegue ser ainda melhor... e ,com certeza, tem que ler antes do filme para poder comparar né ? haha.
    Beijos <3 !

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.